sexta-feira, 1 de junho de 2012

Caravana percorreu Pernambuco mobilizando para o combate ao Trabalho Infantil

Momento do Seminário de Salgueiro (Foto: Mariana Banja - MPT-PE)

Com uma audiência com a Secretaria Estadual da Criança e da Juventude, foi encerrada nesta quinta-feira (31), a etapa Pernambuco da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil, iniciativa do Fórum Nacional para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. A Caravana percorreu durante a semana as regiões do estado (Sertão, Agreste e Zona da Mata/Litoral), mobilizando gestores, conselheiros e sociedade civil para o enfrentamento da exploração do trabalho infantil.

Articulada pelo Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe), a Caravana contou com a participação de representações do Ministério do Trabalho e  Emprego, Ministério Público do Trabalho Secretarias da Criança e da Juventude, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, além da Secretaria de Educação, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Sindicato da Indústria do Açúcar e do Alcool (Sindaçúcar), do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) além de diversos parceiros.

A programação em Pernambuco teve início no dia 24 de maio, com o lançamento da Caravana em audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco, promovida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A aaudiência marcou ainda o lançamento do Selo Comemorativo da Caravana, em parceria com os Correios.

Crianças do PETI se apresentaram em Garanhuns (Foto: Mariana Banja - MPT-PE)

Depois a Caravana percorreu os municípios de Salgueiro, Garanhuns e Goiana, reunindo no total a participação de mais de 50 municípios. Em comum nos discursos a reafirmação de que a problemática do trabalho infantil está atrelada à questão econômica e, sobretudo cultural no estado, como um processo educacional na formação das crianças e adolescentes. Foram enfatizados também problemas que são comuns no cotidiano dos trabalhadores da Rede e dos conselheiros titulares e de direito. E informado que o trabalho infantil continua presente não só no comércio legal e no ambulante, mas ainda nas feiras livres, residências e nas zonas rurais dos municípios, áreas consideradas de difícil fiscalização.

A culminância da Caravana aconteceu na Vice Governadoria do Estado, onde uma comissão formada pela secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Oliveira, além de representantes do Fórum Estadual e de alguns municípios cobraram da secretária da Criança e da Juventude do Estado, Raquel Lyra a realização de uma audiência com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para tratar da situação do trabalho infantil. Também reafirmaram a importância do cumprimento das ações do Plano Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e proteção do Adolescente Trabalhador em Pernambuco, aprovado em 2011. 

Parceria - Os Correios em Pernambuco foram parceiros nas atividades da Caravana. Além de lançar selo comemorativo à iniciativa, os carteiros vestiram a camisa do combate ao trabalho infantil, nos dias em que a caravana passou pelas cidades do interior e no dia 31, no Recife.

Selo Comemorativo da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário