quinta-feira, 7 de julho de 2011

Panfletagem no Metrô vai marcar lançamento da campanha Estatuto da Cidade: 10 anos


O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social - CENDHEC lança nesta sexta-feira (8 de julho), a campanha Estatuto da Cidade 10 anos: Um direito seu, para celebrar o aniversário de criação dessa Lei Federal (Nº 10.257/2001), que regulamentou o capítulo da Política Urbana, na Constituição Federal. A equipe da instituição estará a partir das 6h30 da manhã, na Estação Central do Metrô Recife distribuindo materiais informativos referente a esse importante instrumento jurídico, que ainda é pouco conhecido pela população.  

O Estatuto da Cidade surgiu como projeto de lei em 1989, proposto pelo então senador Pompeu de Sousa (1914-1991), só tendo sido aprovado apenas em 2001. O Estatuto é dividido em cinco capítulos: Diretrizes Gerais; Instrumentos da Política Urbana; Plano Diretor; Gestão Democrática da Cidade e disposições Gerais.

O Estatuto da Cidade aponta o que cada município precisa realizar em termos de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população. São políticas que busquem garantir uma cidade que inclua as pessoas, que desenvolva políticas que melhore a qualidade de vida e que cada cidadão e cidadã possa opinar sobre o modelo de política de habitação, acesso à terra, saneamento, transporte da sua cidade. 

Por trabalhar durante 21 anos com processos de regularização fundiária das comunidades pobres do Recife, o CENDHEC tem clareza da importância da divulgação dessa Lei que visa garantir direitos da população. O CENDHEC avalia que a grande maioria das cidades e municípios brasileiros oferece um padrão de qualidade de vida para sua população muito distante do que prevê o Estatuto da Cidade, o que nos leva a avaliar que as cidades encontram-se desordenadas porque o Estatuto da Cidade não está sendo implementado. A Lei está sendo desrespeitada pela maioria dos gestores municipais.

Além da panfletagem, o Cendhec estará levando essa campanha para conhecimento dos segmentos do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, Gestores Municipais e Estaduais, além da sociedade civil. Em agosto, vai promover o seminário Estatuto da Cidade: 10 anos - desafios para a implementação, previsto para os dias 9 e 10 de agosto, no Recife.


SERVIÇO:

EVENTO: Lançamento da Campanha Estatuto da Cidade: 10 anos – Panfletagem no Metrô Recife
DATA: Sexta-feira, 8 de julho de 2011
HORÁRIO: A partir das 6h30 da manhã
LOCAL: Estação Central do Metrô Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário