segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Grupo AdoleScER lança Manual de Formação de Educadores Pares

O Grupo AdoleScER, organização da sociedade civil que atua, desde 2000, em quatro áreas de vulnerabilidade social do Recife (Santo Amaro, Roda de Fogo, Santa Luzia e Caranguejo/Tabaiares), formando Adolescentes Multiplicadores de Informações – AMIN lança nesta terça-feira (14), às 14h, na Escola Municipal Sede da Sabedoria em Santo Amaro, o Manual de Formação de Educadores Pares. A atividade será realizada no pátio principal da Escola e contará com a participação da comunidade escolar, de todos/as que fazem parte do AdoleScER, da equipe do Projeto URBAL e de diversos parceiros institucionais e convidados/as.

A programação do lançamento tem como tema central a Cultura de Paz e foi elaborada tomando por base algumas atividades apresentadas no Caderno de Atividades. A interação será dinâmica e participativa, bem como o histórico de trabalho da Instituição, contemplando brincadeiras, música e encenação. A ocasião será registrada em vídeo a ser exibido no evento URBAL Social na Colômbia, onde representações mundiais estarão apresentando experiências de Políticas Locais de Prevenção da Violência. O Caderno de Atividades será disponibilizado gratuitamente nos sites do Grupo AdoleScER.

Esta iniciativa foi possível graças ao patrocínio estabelecido com o Projeto URBAL - Políticas Locais de Prevenção da Violência faz parte do Programa URB-AL III com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de políticas públicas de prevenção da violência e de promover a coesão social. O Projeto é executado pelo Governo de Pernambuco – Brasil (através da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco), em parceria com os Governos Locais da Região Loreto - Peru, da Intendência de Paysandú - Uruguai e da Municipalidade de Bérgamo e Cesvi Fundação, ambas da Itália. 

No ano de 2011-2012, foi possível aprimorar e sistematizar os conteúdos teóricos da formação de Educadores/as pares em um Caderno de Atividades: Manual de Formação de Educadores Pares. Os conteúdos estão divididos em três partes, adaptados ao nível de conhecimento e de compreensão dos/as participantes, podendo-se trabalhar pontualmente temas específicos ou num contexto mais amplo com maior profundidade. O Caderno de Atividades irá beneficiar todas as pessoas que estão direta e indiretamente envolvidas com a instituição, mas também outros espaços de formação à exemplo das escolas públicas das, que cada vez mais, buscam conteúdo de prevenção à violência/cultura de paz pela problemática da violência. Esperamos que este instrumento didático favoreça a compreensão de todos e todas que trabalham contra a violência, principalmente entre adolescentes e instituições de educação e saúde. 

O AdoleScER realiza atividades educativas e de formação humana que contribui na prevenção e redução da pobreza, violência, drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HIV/Aids e gravidez na adolescência. Formamos adolescentes que se tornam corresponsáveis pela melhoria da sua qualidade de vida. A metodologia de formação utilizada se baseia no conceito Peer Education que é a educação entre pares: adolescentes da mesma idade e procedência socioeconômica repassam informações importantes para seus pares, gerando assim um grande efeito multiplicador.

Serviço:
Onde: Escola Municipal Sede da Sabedoria (Rua Artemis, 30 Santo Amaro Recife/PE)
Horário: 14h
Informações: (81) 3227 4339 / 3226 0435 / 85527077

Nenhum comentário:

Postar um comentário