quinta-feira, 9 de outubro de 2014

FEPETIPE realiza II Marcha Pernambuco Contra o Trabalho Infantil


Para marcar a semana da criança, o Fepetipe - Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco, realiza no dia 10 de outubro, a II Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil. A expectativa é reunir um grande número de pessoas para chamar a atenção para essa grave violação de direitos da criança e do adolescente, que atinge mais de 3,1 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados recentemente na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/IBGE).

A concentração para a Marcha terá início a partir das 14h, na Praça Oswaldo Cruz. O percurso segue pela av. Conde da Boa Vista, ponte Duarte Coelho, av. Guararapes e av. Dantas Barreto, encerrando no Pátio do Carmo. Antes e durante a Marcha, haverá apresentações culturais, como de dança e percussão, e também, um painel interativo.

A organização da Marcha também vem se articulando a partir das redes sociais, onde estarão divulgando o evento através da hastag #MarchaPEcontraoTrabalhoInfantil. O objetivo é que as pessoas possam compartilhar mensagens nas redes sociais contra o trabalho infantil.


O objetivo da Marcha é conclamar a sociedade e órgãos de defesa de direitos a abrir os olhos para a causa do trabalho infantil em Pernambuco, pois muitas vezes esse tipo de trabalho se dá de forma silenciosa e naturalizada. Além da visibilidade ao tema, a mobilização busca chamar a atenção da sociedade acerca de sua responsabilidade no combate ao trabalho infantil.

Dados

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2013) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou redução no número de jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam no Brasil ano passado - ao todo, 3,188 milhões de trabalhadores, menos 330 mil pessoas.

Só em Pernambuco, o valor corresponde a 146 mil. Em 2013, foram fiscalizados diversos focos de trabalho infantil. Os principais lugares fiscalizados foram as feiras livres, as borracharias e pequenos estabelecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário