terça-feira, 5 de abril de 2011

Brasil aumenta a repressão a ativistas sociais e defensores dos direitos humanos

Há 24 anos a economia brasileira não crescia tanto: 7,5% do PIB. A mídia brasileira não se cansa de mostrar que o país está crescendo, produzindo, consumindo, e a imprensa mundial destaca a toda hora o despertar do gigante econômico Latino-Americano.

No entanto, os indicadores econômicos positivos não representam mudanças necessárias na estrutura desigual do país, nem redução das injustiças sociais. Para piorar o quadro, houve aumento na violência aos que se insurgem ao quadro concentrador de riquezas, gerador de abusos. Os movimentos sociais e os defensores dos direitos humanos sofrem cada vez mais com a repressão organizada, estruturada e institucionalizada.

Para alertar sobre esses casos, O PAD – Processo de Articulação e Diálogo entre Agências Ecumênicas e Parceiros Brasileiros para o Desenvolvimento -  fez um levantamento de casos exemplares que estão vitimando indígenas, mulheres camponesas, sem-terras, e atingidos por barragens.

O dossiê comprova os abusos praticados por grandes construtoras, multinacionais interessadas em nossas riquezas e por latifundiários, todos em estreita relação com as instituições que compõem o Poder Judiciário, o Legislativo e o Executivo. Os casos mostram a absurda contradição vivida pelo Brasil que salta à categoria de liderança econômica e política mundial sem superar as contradições históricas internas, geradoras de exclusão social.

No lançamento do dossiê do PAD, lideranças camponesas, indígenas e representantes dos atingidos por barragens estarão em Brasília para exigir justiça. Irão ao Parlamento e a embaixadas estrangeiras denunciar os abusos em geral e os causados pelas empresas transnacionais.

Dossiê e resumo disponíveis em: www.mst.org.br;  www.inesc.com.br; www.mabnacional.org.br.




Agenda de Incidência Nacional
04 de abril (Segunda-feira)
Almoço: escritório MST;
Tarde (14:00): reunião da coordenação, Local: MST: SCS Quadra 06 Bloco A Edifício Arnaldo Vilares 2 andar sala 211. Final da Tarde: abertura do encontro de mulheres do MAB.
05 de abril (Terça-feira)
Manhã:  Atividade nas embaixadas (Alemanha, Noruega, Suíça e Finlândia)  
Tarde: Conselho Nacional de Justiça (17:00)   e Lançamento do relatório de DH - MAB
06 de abril (Quarta-feira)
Manhã: – Audiência com Sec. Geral (Executivo).
Tarde Atividade no Congresso – comissão de DH (Legislativo) e SEDH (Executivo)
07 e 08 de abril (Quinta e Sexta-feira)
- Visitas as Embaixadas.

O QUE É O PAD
O Processo de Articulação e Diálogo (PAD) é formado por seis agências ecumênicas europeias de distintos países e por 165 entidades parceiras no Brasil. Congrega representantes de movimentos como o MST, o MAB e o MCC, e entidades ecumênicas e organizações não-governamentais (ONGs), atuantes na Amazônia, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Criado em 1995, o PAD orienta sua atuação na busca da promoção de uma nova cultura de diálogo multilateral e na construção de um espaço de compreensão das políticas de cooperação internacional.

Material encaminhado pela Assessoria de Comunicação do PAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário