Segue abaixo nota das entidades que integram em Pernambuco o Movimento Nacional de Direitos Humanos, contra o candidato a deputado federal pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Edmar de Oliveira, que vem defendendo através da campanha eleitoral, a proposta da implantação da pena de morte no Brasil.
O Cendhec já havia encaminhado à Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco, no dia 27 de agosto, uma representação contra o candidato. Porém, ainda não foi avaliado pela Procuradoria.
Nota do MNDH
O Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH, que congrega no Estado de Pernambuco entidades não Governamentais comprometidos com a defesa e promoção dos Direitos Humanos, vem de público manifestar sua indignação em relação a candidatura do Sr. Edmar de Oliveira, filiado ao Partido Humanista da Solidariedade-(PHS), que tem feito sua propaganda eleitoral alicerçada na defesa de pena de morte.
Cabe destacar, que a Frente Popular de Pernambuco que agasalha a candidatura do indigitado candidato, tem compromisso com os direitos humanos. Além disso, incorpora
Outrossim, há Tratados e Convenções Internacionais que o Brasil é signatário, contrario a Pena de Morte.Finalmente a Constituição de 1988, que constituiu o Estado Democrático de Direito, no art.60, parágrafo 4º, inciso IV dispõe que “não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir os direitos e garantias individuais”.
Desta forma, o Movimento Nacional de Direitos Humanos repudia a postura do Candidato EDMAR DE OLIVEIRA em favor da Pena de Morte e solicita providencias a Frente Popular de Pernambuco e a Justiça Eleitoral no sentido de coibirem as propagandas veiculadas pelo indigitado candidato, sob pena do mesmo ter o registro de sua candidatura cancelada.
Assinam a nota
Centro de Cultura Luiz Freire - CCLF
Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social - Cendhec
Observatório Negro
Casa de Passagem - CP
A-COLHER
Grupo Mulher Maravilha
GAJOP
Movimento Negro Unificado
Conselho Regional de Psicologia 2ª Região
SOS Criança
Comissão Pastoral da Terra - CPT
Movimento Tortura Nunca Mais
SEMPRI
Nenhum comentário:
Postar um comentário