sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Canal Futura inicia projeto piloto em Jaboatão


O Canal Futura está realizando neste segundo semestre o projeto piloto “Que Exploração é Essa?”, onde a série de programas que abordam o tema da exploração sexual possa servir para instrumentalizar a implementação de ações de proteção de direitos da criança e adolescente no município. Nesta sexta-feira (10 de setembro), foi realizada na Faculdade Metropolitana, em Jaboatão, a reunião para apresentação do projeto e sensibilização de gestores e técnicos das escolas municipais de Jaboatão.

O projeto tem a parceria das Secretarias de Educação e Promoção Humana e Assistência Social de Jaboatão e da organização não-governamental Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social, que contribuirá com o processo de conteúdo e implementação. Será implantado em escolas da rede municipal, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CREAS).

Para isso, serão envolvidos no projeto 42 Profissionais da área de educação e promoção social (diretores, supervisores, professores, representantes dos conselhos escolares e coordenadores dos CRAS), além de 30 jovens (faixa etária de 14 a 16 anos); 08 escolas municipais e 10 Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRAS). Diversos momentos formativos estarão acontecendo nos meses de setembro, outro e novembro.

Além dos momentos de sensibilização, estarão sendo desenvolvidas no dia 19 de novembro (Dia Mundial de Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes), ações simultâneas de mobilização da comunidade escolar para a temática. Além disso, serão desenvolvidas estratégicas para distribuição de DVDs com toda a série de programas, para as escolas do município e programas sociais articulados pelo projeto.



JABOATÃO
Segundo a analista de projetos de mobilização e articulação comunitária do Canal Futura, Cinthia Sarinho, a escolha do município de Jaboatão dos Guararapes se deu a partir do diálogo com o Cendhec – que atualmente desenvolve o Projeto Saber Notificar para Bem Cuidar, executado com o apoio do Unicef, no município de Jaboatão, para fortalecer os sistemas de notificação de violências contra a criança e o adolescente. “O Cendhec indicou o município de Jaboatão em função dos resultados dos projetos que acabam de realizar juntos e principalmente pela realidade local de exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA)”, comenta.

O município de Jaboatão dos Guararapes está situado no litoral do Estado de Pernambuco. Tem extensão territorial de 256 quilômetros quadrados. Fica em uma posição estratégica, por estar situado entre o Porto de Suape, principal pólo de desenvolvimento do Estado, e o Recife. É cortado por importantes rodovias como as BR-101, BR-232 e a PE-007 e conta com infra-estrutura metroviária. O litoral é composto pelas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Região de muitos bares e pontos de ESCA com grande número de notificações pelos Conselhos Tutelares do Município.

O Projeto “Que Exploração é Essa?” estará sendo implementado nas áreas consideradas mais vulneráveis para a questão da Exploração Sexual, seguindo o relatório dos Conselhos Tutelares do ano de 2009, que são:

• Regionais 4 – Muribeca, nesta regional funcionou até 2009 o Lixão da Muribeca, atualmente, há um aterro sanitário em funcionamento. Onde há também a estruturação de um pólo logístico, com uma grande circulação de caminhões de carga.

• Regional 5 - Prazeres, regional cortadas por duas rodovias de grande circulação, a BR 101 e Estrada da Batalha, principais vias de acesso ao Litoral, Suape e Aeroporto. Além de um forte comércio local, feira livre e bares populares de grande movimento.

• Regional 6 - Região do litoral, com grande concentração de hotéis e restaurantes, por onde circula um grande número de turistas.







PROGRAMAS
A série Que Exploração é Essa? foi produzida para abordar o problema da exploração sexual infanto-juvenil que atinge milhões de meninos e meninas no mundo todo, fruto da falta de fiscalização, combate ineficiente e da desinformação da sociedade.

Fruto da parceria entre o Canal Futura e a ONG Childhood Brasil (WCF-Brasil), com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, a série de cinco episódios cria um mundo de bonecos animados que, em uma viagem pelo país, flagram situações de prostituição, abuso de poder e aliciamento de menores. Os protagonistas, um pai caminhoneiro e seu filho adolescente, fazem uma viagem juntos em que cada parada, seja no restaurante, no hotel, na praia ou no cybercafé, revela exemplos de como a exploração pode acontecer. A trama de ficção é intercalada com depoimentos de especialistas e autoridades que falam sobre a real gravidade do problema e da importância de enfrentá-lo coletivamente a partir da sensibilização da sociedade como um todo.

O projeto é resultado de uma longa trajetória de pesquisa e parcerias realizadas pela mobilização comunitária do Canal. Desde 2007, a equipe do Futura acompanha o trabalho da sociedade civil sobre o tema, em fóruns, debates e eventos. Depois de levar a questão para o jornalismo, o desafio do Canal Futura foi produzir um programa que abordasse a exploração sexual infanto-juvenil de forma inovadora, capaz de transformar perspectivas, falas, textos e concepções. Toda a produção do programa foi acompanhada, discutida e avaliada por mais de 30 ONG´s e instituições de referência na área.

Sites para consulta sobre a série de programas Que Exploração é Essa?:




http://www.queexploracaoeessa.org.br/
http://www.futura.org.br/
http://www.futuratec.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário