segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Após quase 25 anos, PMs vão à júri popular pela tentativa de homicídio de adolescente

Após quase 25 anos, irão à júri popular, no próximo dia 02 de março, os outros dois policiais militares dos quatro acusados de tentativa de homicídios duplamento qualificado contra adolescente, na época com 14 anos de idade.
Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, no dia 28 de dezembro de 1991, a vítima, após ser torturada, foi atingida por diversos disparos de arma de fogo próximo ao Aeroporto dos Guararapes, tendo os policiais se retirado do local. Entretanto, retornaram e verificaram que ela ainda estava viva, momento em que o levaram para a Muribeca e efetuaram mais quatro disparos de arma de fogo. A vítima foi socorrida no dia seguinte por dois rapazes e em seguida uma outra viatura policial ajudou a levar ao hospital, tendo ficado paraplégica.
O caso foi encaminhado para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, sendo o Estado brasileiro condenado tendo em vista a gravidade das violações.
Em 07/06/2011, um dos policiais foi submetido a julgamento e condenado à pena de 10 anos e 8 meses de reclusão. Outra acusado faleceu antes de ir a julgamento.
O Cendhec acompanha o caso desde o início, atuando como assistente de acusação da promotoria de justiça.
Outras notícias:
http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/57163-tribunal-do-juri-condena-reu-do-caso-edson-damiao-apos-20-anos

http://www.portalodia.com/noticias/brasil/crime-vai-a-juri-popular-depois-de-20-anos-apos-inclusao-no-justica-plena-111465.html

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/3978/Justi%C3%A7a-a-passos-de-tartaruga.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário