quarta-feira, 8 de maio de 2013
Rede de Combate lança a nova edição da Campanha do 18 de maio em Pernambuco
As organizações governamentais e não governamentais que integram a Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Estado de Pernambuco organizam a edição 2013 da Campanha do 18 de maio, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infanto-juvenil.
Em 2013, a Campanha em PE tem como tema: Copa e Megaeventos, considerando a necessidade de chamar atenção para a proximidade da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Megaeventos e para a responsabilidade dos poderes públicos e da sociedade civil no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, particularmente no Estado de Pernambuco. O slogan da campanha é “Todos num só time: por uma Copa sem abuso e exploração sexual”.
Para isso a Rede de Combate pretende realizar ações públicas, produção e distribuição de material gráfico e ações de mídia a partir deste mês de maio, indo até a realização da Copa do Mundo em 2014. Além disso, vai buscar envolver os municípios do Estado e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, nas atividades da Campanha, através da proposição de uma agenda coletiva com o foco no tema. E procurará estimular os municípios a produzirem a campanha em sua respectivas localidades, como forma de dar visibilidade em nível Estadual das ações do 18 de maio.
Durante todo o mês de maio, a Rede de Combate estará organizando eventos e ações, para chamar a atenção do governo e da sociedade para o enfrentamento da desse tipo de violência contra crianças e adolescentes. Haverá a realização do “I Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no contexto das Copas”, além de uma adesivagem, a Grande Caminhada pelo Fim da Violência Sexual e a realização de uma atividade esportiva no campo do Quartel do Derby.
PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DA CAMPANHA
SEMINÁRIO ESTADUAL
A Rede de Combate realiza no dia 9 de maio no auditório do Sest-Senat, o I Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no contexto das Copas. O seminário contará com a participação de representantes de organizações governamentais e não governamentais, que estarão discutindo as questões relacionadas a situação da exploração sexual no Estado de Pernambuco.
A programação do seminário vai contar com dois painéis. O primeiro, no horário da manhã, vai tratar do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no contexto das Copas. Já o painel da tardem vai abordar a questão do Tráfico de Crianças e Adolescentes no contexto das Copas.
Durante o seminário, será lançada a Cartilha “Orientações para procedimentos em casos de Exploração Sexual Contra Criança e Adolescentes”.
No horário da tarde, estarão sendo apresentadas também as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes no período da Copa das Confederações e Copa do Mundo, além de serem apresentadas as atividades da Campanha ANA sobre a Copa na Net.
Confira a programação do Seminário:
08h - Credenciamento
08h30 - Cerimonial: Boas vindas e apresentação da proposta do seminário pela Coordenação Colegiada da Rede de Combate.
08h40 - Lançamento da Cartilha “Orientações para procedimentos em casos de Exploração Sexual Contra Criança e Adolescentes”.
09h10 - Painel I: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
11h20 - Debate.
12h - Intervalo para o almoço.
13h30 - Painel II: Tráfico de Crianças e Adolescentes no contexto das Copas.
15h30 - Debate.
16h - Ações desenvolvidas no contexto das Copas para promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes pelo governo do Estado / Apresentação das atividades da Campanha ANA sobre a Copa na Internet.
16h30 - Debate
17h - Encerramento
ADESIVAGEM NAS IMEDIAÇÕES DA PRAÇA DO DERBY
No dia 14 de maio, a partir das 7h da manhã, as organizações e instituições dos municípios que integram a Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes estarão realizando nas imediações da Praça do Derby, no Recife.
Haverá a distribuição dos adesivos da Campanha com abordagem junto aos motoristas e pedestres, visando a conscientização em relação a prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA SEXUAL
Na quinta-feira (dia 16 de maio), véspera do Dia Nacional de Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infanto-juvenil, será realizada a grande Caminhada Pelo Fim da Violência Sexual, com concentração a partir das 14h30, no Parque 13 de maio.
O percurso vai passar pelas ruas Princesa Isabel e do Sol, avenidas Guararapes e Dantas Barreto, encerrando no Pátio do Carmo. Durante a caminhada, serão distribuídos panfletos informativos, chamando a atenção da população para o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes.
JOGO DE FUTEBOL DE SABÃO
Na sexta-feira (dia 17 de maio), véspera do Dia Nacional de Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infanto-juvenil, a Rede de Combate estará reunindo adolescentes que participam de ações em diversas instituições para uma tarde diferente, em que estarão participando de partidas de futebol de sabão.
Na oportunidade, estarão participando das atividades, adolescentes que integram as organizações governamentais e da sociedade civil. Será um momento especial para lembrar que estamos perto de um grande evento esportivo, mas que é fundamental o envolvimento de todos e todas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
SOBRE A CAMPANHA DO 18 DE MAIO
O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infanto-juvenil. A data, instituída em 2000 pela Lei 9.970, faz alusão a um crime ocorrido há 40 anos, no Espírito Santo, quando Araceli Cabrera, então com 8 anos, foi violentada e assassinada e os criminosos continuaram impunes.
Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
O objetivo da Campanha é derrubar o muro do silêncio em torno da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, sustentado pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores. A Campanha visa uma grande mobilização social, convocando a atenção da sociedade para a situação de crianças e adolescentes na exploração sexual e a responsabilidade de todas e todos em combater este crime.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário