sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes será lançada em Petrolina


O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) lança pela 1ª vez no sertão pernambucano a Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes. 


Em sua 7ª edição, a ação traz o tema “Bons Tratos: Plante essa ideia” e está ligada ao programa “Criança com todos os Seus Direitos”, promovido pela União Europeia e a ONG internacional Save The Children. Serão dois eventos: o primeiro no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), às 16h da próxima segunda-feira (25). A campanha estará sendo apresentada também no município de Salgueiro, na sexta-feira (29).

De acordo com o Cendhec, a proposta da campanha de 2010 é conscientizar a população sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei de nº 2654/03, de autoria da Deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS), que proíbe o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante em crianças e adolescentes. Como houve recurso para votação em plenário, o texto ainda aguarda discussão e não avançou desde 2006. Em julho deste ano, o Presidente Lula encaminhou ao Congresso Nacional mensagem de novo projeto de lei referente ao assunto, que está sendo apreciado na Camara dos Deputados.  

Participam do lançamento, gestores de escolas, professores e participantes do projeto Mãe Coruja Pernambucana, que contribuirão como multiplicadores para em toda a região. Eles receberão um kit, composto por um pôster e material multimídia, além da revista em quadrinhos A Árvore Sagrada, carro-chefe da campanha. Além disso, será apresentado o hotsite da campanha.

A publicação que tem como personagem principal a menina Florisbela Sorriso, mascote da ação, que embarca junto com a sua família, em uma viagem pelo sertão pernambucano, conhecendo a realidade, por vezes dura, de muitas crianças da região – enquanto leva uma mensagem de paz e esperança. “A ideia de que o diálogo deve tomar o lugar dos gritos e da violência ao educar se perpetua mais facilmente quando o assunto é tratado de forma leve e divertida, como é feito na revista”, alegou a coordenadora do Cendhec, Valeria Nepomuceno.

A Campanha Pelos Bons Tratos com Crianças e Adolescentes é desenvolvida desde 2004 pelo Cendhec. É um convite para a sociedade refletir sobre a necessidade de se construir uma nova cultura, combatendo os maus-tratos a partir de mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas, que chamem a responsabilidade de todas e todos para a promoção, garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.


Com produção da Dupla Comunicação


Serviço

Evento: Lançamento da Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes
Dia: Segunda-feira, 25 de Outubro de 2010
Local: Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)
Endereço: Campus Universitário, s/n - Vila Eduardo - Petrolina
Horário: 16h

Um comentário:

  1. Estou muito feliz, e muito orgulhoso, em ver a trajetória do Cendhec. Guardo muitas lembranças especiais dos amigos e amigas que conheci ainda na época do Centro. Parabéns! O crescimento de vocês é fruto de muita responsabilidade e paixão pelo trabalho! Wagner Arandas.

    ResponderExcluir