quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fórum DCA Recife promove encontro com candidatos a prefeito do Recife

Na próxima quarta-feira (26 de setembro), a partir das 10h, na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), no bairro da Boa Vista, o Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA Recife) estará promovendo um encontro com os candidatos a prefeito do Recife, para discutir as propostas relacionadas às temáticas dos direitos da criança e do adolescente na cidade.

Na oportunidade, o Fórum DCA Recife,  articulação política que aglutina dezenas de organizações da Sociedade Civil das seis Regiões Político Administrativas do Recife, estará fazendo a apresentação do Termo de Compromissos das organizações da sociedade civil em torno do cumprimento das propostas que defendam a causa dos direitos das crianças e adolescentes.  Todos os candidatos à prefeito foram convidados para esse encontro.

Será solicitada dos candidatos a adesão ao termo, que apresenta 30 propostas, que vão desde a elaboração de diagnóstico sobre a situação das crianças, adolescentes e suas famílias na cidade, até a garantia do pleno funcionamento adequado do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (COMDICA Recife) e de orçamento para execução de projetos de defesa e promoção da criança e do adolescente no Recife.

O Fórum DCA Recife considera que a conjuntura eleitoral é favorável ao debate público sobre as necessidades das crianças e adolescentes recifenses, exigindo o comprometimento com a causa da Criança e do Adolescente daqueles candidatos a ocuparem o cargo de Prefeito da Cidade. “Defendemos que esse Termo de Compromisso seja transformado em ações, com metas e orçamento, para serem apresentadas a sociedade recifense após 100 dias de Governo do candidato eleito”, destaca José Ricardo Oliveira, representante do Cendhec e um dos coordenadores do Fórum DCA Recife.

Serviço:

Evento: Encontro do Fórum DCA Recife com candidatos a prefeito do Recife.
Dia: Quarta-feira, 26 de setembro.
Horário: 10h.
Local: Sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), Rua Gervásio Pires, 404 - Boa Vista, Recife - PE.

Boletim Se Liga 25 - Adolescentes contra o Trabalho Infantil


O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) está retomando as edições do Boletim Se Liga, que integra as ações do projeto Do Trabalho Infantil à Participação, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. 

O boletim acompanha as ações de combate ao trabalho infantil na cidade do Recife. Esta edição apresenta o novo grupo de adolescentes que passa a integrar as atividades do projeto. Confira abaixo a nova edição.




 

.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

COMDICA realiza processo de avaliação do Plano Municipal contra a Violência Sexual

O Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (COMDICA) realiza nesta quarta e quinta, no horario da tarde, o Seminário de Avaliação do Plano de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes da Cidade do Recife. O Cendhec é uma das organizações da sociedade civil que participa do encontro. 

O evento acontece no Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (CEFOSPE), que fica na Rua Tabira, s/n – Boa Vista – Recife-PE.



Roda de Diálogo discute o Direito à Cidade


Nesta sexta-feira (21), no horário das 14h às 17h, o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) estará realizando uma Roda de Diálogo sobre Direito à Cidade. A palestrante é Daniela Rodrigues, assistente social do Programa Direito à Cidade do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec).

O objetivo é provocar um debate sobre o direito à cidade como direito humano, abordando questões sobre acesso à justiça; Zona Especial de Interesse Social (ZEIS); Regularização Fundiária; Mobilidade; Estatuto da Cidade; Plano Diretor; Moradia Digna; Comunidade; Estado; Conselho das Cidades; Transporte Público; Acessibilidade; Política Pública; Saneamento Integrado; mobilização popular; entre outros temas.

Serão enfatizadas também as questões que envolvem relações de classe, gênero/raça; mobilidade/acessibilidade; e crescimento econômico versus desenvolvimento social. Haverá ainda a discussão sobre as violações de direitos humanos ocorridos nesse campo.


O evento é aberto ao público. Basta comparecer e contribuir com o debate! O Gajop fica na Rua do Sossego, 432, Boa Vista, Recife/PE.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cendhec inicia aulas de duas novas turmas do projeto É de Direito

Mesa de Abertura do Curso É de Direito

O Cendhec iniciou na segunda-feira (3 de setembro), no Centro de Formação Professor Paulo Freire, bairro da Madalena, as aulas da 3ª e 4ª turma do curso de formação “É de Direito: proteção e justiça para crianças, adolescentes e jovens”, voltado para profissionais que atuam em instituições de atendimento, segurança e justiça da área da infância e juventude de Pernambuco.

Participaram da abertura do curso o coordenador do projeto É de Direito e advogado do Cendhec, Eduardo Paysan; a coordenadora do Projeto pela Fundação Abrinq -Save the Children, Ana Dourado; o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PE, Fernando Silva, o coordenador pedagógico da Escola de Conselhos – UFRPE, Humberto Miranda e a representante da Secretaria de Assistência Social/Prefeitura do Recife, Christiane Franca.

O objetivo do curso é contribuir com a formação de profissionais dos sistemas de atendimento, segurança e justiça, tanto do sistema protetivo como do socioeducativo, fornecendo maior conhecimento e aprofundamento de normas e padrões referentes aos direitos da infância e juventude, além de debater sobre discriminação, estereotipagem e violência. 
 
Curso reunirá profissionais que atuam nos sistemas protetivo e socioeducativo
No total, a formação terá 120 horas/aula, dividida em oito módulos e será reconhecido como um Curso de Aperfeiçoamento pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da Escola de Conselhos. A turma 3 reúne profissionais que atuam no sistema protetivo e a turma 4 reúne pessoas que trabalham no sistema socioeducativo. Cada turma conta com a participação de 50 pessoas.

O conteúdo do curso inclui temas, destacando: marco histórico e conceitual da criança no Brasil, desenvolvimento da criança e do adolescente; raça, gênero e orientação sexual; violência e proteção de crianças e adolescentes; legislação brasileira; sistema de garantia de direitos da criança e política de atendimento; resolução de conflitos. 

O curso terá aulas até o final do ano. O projeto É de Direito é coordenado pela Fundação Abrinq / Save The Children, é co-financiado pela União Europeia e tem a parceria do CEDCA/PE.